quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CIDADE VELHA E SUA ÁREA MAIS RECENTE

Tenho  a honra de dizer que minha família mora no bairro da Cidade Velha em Belém, desde a geração de minha bisavó. Foi assim com meus avós maternos e paternos, foi assim com meus pais, está sendo assim, com alguns irmãos e naturalmente comigo.
Amo este bairro e dele faço meu pequeno mundo.
Este bairro que foi o primeiro de Belém, possui duas partes bem definidas, a parte histórica, com casarões centenários e uma parte um pouco mais recente, que eram originalmente, áreas de hortas, vacarias e reservado na época para pessoas de menos poder aquisitivo.
 A maioria das casas eram em madeira e as ruas não possuíam calçamento. Hoje todo o bairro, já é asfaltado e saneado, restando poucas casas em madeira. Algumas muito antigas ainda sobrevivem, com seus telhados em telhas francesas ou coloniais.
Ainda algumas vilas em alvenaria, anexadas, geralmente a mercearias ainda se mantém. Mas meu bairro é um centro de grandes eventos culturais, pois hoje as pessoas dão mais valor ao nosso passado e muitas construções estão sendo restauradas.
Houve um  período negro em que construções centenárias eram derrubadas para entrar a modernidade. Graças a Deus ainda deu tempo de salvar muita coisa deste meu berço.
Anexo fotos de casarios desta parte dita mais moderna para ilustrar este artigo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário